O que é?

A origem da palavra COMPLIANCE vem do verbo em inglês to comply, “obedecer uma ordem, procedimento”. Vamos entender melhor quais os tipos e seus benefícios neste artigo.

De forma simples e objetiva, podemos conceituá-lo como um guia de comportamento, um conjunto de normas e práticas utilizados por empresas perante o mercado em que atuam, em outras palavras, é o conjunto de estratégias, ações e procedimentos que visa garantir que as empresas e instituições estejam consoante às regras internas e externas, é quase um passo a passo do que deve ou não ser feito dentro da organização.

Qual o maior objetivo? Estar em conformidade com as obrigações legais e éticas. Como, por exemplo: as auditorias, o incentivo às denúncias de irregularidades, os códigos de ética e as diretrizes da organização.

Ligado à responsabilidade das organizações, o compliance cria mecanismos internos de respeito às legislações e normativas vigentes, fazendo com que todos os setores da empresa estejam igualmente alinhados.

Quais são as etapas e ferramentas para iniciar uma política de compliance na sua empresa?

  • Elaborar um código de conduta;
  • Criar um setor especializado;
  • Repassar para os funcionários a importância de se seguir o código de conduta;
  • Criar canais internos de denúncias;
  • Mapear processos internos;
  • Realizar auditoria interna;
  • Adaptar os processos internos;
  • Relatórios;
  • Auditorias;
  • Orientações.

Benefícios

Inúmeros são os benefícios para a empresa, que vão desde a diminuição de custos com causas trabalhistas, melhoria da imagem e reputação da empresa diante do mercado, maior credibilidade, aumento da produtividade e satisfação dos colaboradores.

Certamente o principal benefício de implementar o compliance na sua empresa é sentir-se prevenido ante os possíveis riscos e problemas futuros, sejam eles internos ou externos.

Com isso, espera-se a minimização dos riscos, uma maior transparência e eficiência nos procedimentos, bem como maior segurança na tomada de decisões. Ainda, a empresa passa confiança, credibilidade e estabilidade perante o mercado, conseguindo maior espaço e competitividade.

Compliance Trabalhista

Esteja à frente e saiba usar as ferramentas disponíveis para se blindas dos problemas que são possíveis de resolver e que, na grande maioria, estão relacionados à gestão do dia a dia.

A formalização correta dos termos de relação de trabalho é a principal ferramenta da empresa quando falamos de ação trabalhista. Com a falta de orientação, as empresas acabam usando modelos básicos e generalizados, quando poderiam suprir as lacunas da lei a favor do seu negócio.

Conte com uma consultoria ativa e capacitada.

Confira estes e outros assuntos aqui no Blog da Canal.

Gostou do nosso conteúdo? Nos siga nas redes sociais!

Share This